sábado, 19 de maio de 2012


Projeto Animais

PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil (3o período) ao 2o ano do Ensino Fundamental.

PERÍODO: 05 dias

OBJETIVOS:

Ao término da semana espera-se que o aluno capacite-se a:

* Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;
* Reconhecer a importância da correta alimentação para a manutenção da saúde animal;
* Descrever as características físicas dos animais domésticos e selvagens;
* Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;
* Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura e pseudoleitura;
* Estabelecer as relações existentes entre grafemas e fonemas na composição de palavras e textos;
* Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, seqüência lógica e consistência argumentativa;
* Utilizar corretamente materiais simbólicos em atividades que envolvam a apreensão do conceito de número;
* Participar no estabelecimento de critérios de classificação e sequenciação de elementos;
* Demonstrar criatividade e preocupação estética em atividades que envolvam desenho, pintura e dobradura;
* Participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento da expressão gestual e corporal, demonstrando ritmo e coordenação motora ampla.

CONTEÚDOS:

* Animais domésticos e selvagens
* Alimentação dos animais
* Características físicas dos animais
* Utilidades dos animais
* Leitura/pseudoleitura
* Estruturação de palavras e textos
* Relação grafemas/fonemas
* Expressão oral
* Conceito de número
* Classificação
* Seqüênciação
* Coordenação motora-fina, desenho pintura, dobradura
* Expressão gestual e corporal
* Ritmo
* Coordenação motora

PROCEDIMENTOS:

Rotina:

* Todos os dias proceder-se-á à leitura compartilhada de uma história e/ou o canto de uma música envolvendo o tema gerador e o registro da pauta do dia, na lousa.

Segunda-feira:

* Para iniciar o conteúdo “animais domésticos e selvagens” far-se-á uma conversa informal com os alunos. Serão propostos alguns questionamentos:

- Vocês têm alguns animais em casa?

- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?

- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?

- E os que não podem, como são chamados?

Logo após serão distribuídos revistas aos alunos para que recortem figuras de animais para montagem coletivamente dois painéis classificando os animais recortados em domésticos e selvagens.
Em seguida far-se-á coletivamente uma lista com os nomes dos animais dos painéis, explorando as relações existentes entre grafemas e fonemas.
Solicitar-se-á aos alunos que após a leitura/pseudoleitura dos nomes dos animais, os registros no caderno.
No decorrer do registro, far-se-á o atendimento constante aos alunos.
Finalizando a aula, serão distribuídos massas de modelar aos alunos para que modelem os animais de sua preferência.

Terça-feira:

* Dando continuidade ao tema “animais” dar-se-á ênfase a alimentação dos mesmos através de uma conversa informal com os alunos, mediante os seguintes questionamentos:

- Todos os animais que vocês conhecem se alimentam da mesma forma?

- De que se alimentam os animais que vocês tem em casa?

- E a maioria dos animais selvagens de que se alimentam?

- Como o leão e a girafa conseguem se alimentar?

- Vocês sabem como são chamados os animais que se alimentam exclusivamente de carne?

- E os que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais? Como são chamados?

- Há animais que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais? Como são chamados?

Em seguida distribuir-se-á retângulos de papel sulfite para que desenhem o animal que desejarem.
Logo após um aluno de cada vez fará a exposição do seu desenho, classificando-o quanto a sua alimentação e colando-o em um dos cartazes.
Para ilustrar o assunto, far-se-á a exibição do vídeo “O Rei Leão”.
Com base no vídeo, proceder-se-á a produção coletiva de um texto, questionando os aspectos estruturais do mesmo.
Após a produção os alunos registrarão o texto no caderno, ilustrando-o.
Concluindo os alunos desenvolverão a atividade abaixo relacionando os animais à quantidade de alimentos ingeridos por eles.

Quarta-feira:

* Far-se-á a organização da turma em circulo para o desenvolvimento da brincadeira “batata-quente”.
Será entregue aos alunos uma caixa contendo gravuras de animais que deverá circular entre eles ao som de uma música.
Ao cessar a música acriança que estiver com a caixa, deverá pegar a figura de um animal e descrever oralmente as características físicas observadas no mesmo.
No decorrer da brincadeira far-se-ão questionamentos comparando as diferenças existentes entre os animais.
Para ilustrar serão distribuídas atividades aos alunos, contendo adivinhas, enfatizando as características físicas de alguns animais, para que os identifiquem, escrevam seus nomes e os ilustrem.

Aula de educação física:

Aquecimento: Imitação de animais
A professora conduzirá os alunos para que imitem através de gestos, os seguintes animais: macaco, sapo, coelho, cachorro, jacaré, galinha…

Desenvolvimento:

Alerta dos animais: as crianças serão dispostas em circulo e a cada uma delas será dado o nome de um animal, será dado uma bola a uma das crianças e esta jogará a bola para o alto enquanto as outras correm. A referida criança dirá o nome de um animal, aquele que portar o nome deverá pegar a bola e imediatamente gritar: “Alerta”, para que as outras crianças parem onde estiverem e a mesma deverá tentar acertar a bola em uma delas após três passos. A criança que for “queimada” dará continuidade á brincadeira.

Volta à calma:

Telefone sem fio: com as crianças novamente dispostas em círculo a professora dirá no ouvido de uma delas, uma mensagem sobre os animais. Cada criança deverá repassar a mensagem e a última dirá em voz alta, comparando com a original.

Quinta-feira:

* Para abordar o tema “utilidade dos animais” far-se-á a exploração de um painel.
Após a exploração oral, os alunos receberão uma atividade mimeografada, referente ao assunto abordado para que a desenvolvam.

Sexta-feira:

* Levar-se-á a turma para o laboratório de informática, onde de dois em dois, utilizarão o computador, trabalhando no programa Paint, onde desenharão livremente, conforme suas imaginações. Estes desenhos deverão estar relacionados com o tema estudado.
Em seguida cada dupla poderá conectar-se a Internet (sob orientação do professora), e entrarão em sites que permitam que eles ampliem seus conhecimentos em relação ao tema estudado.
Após far-se-á questionamentos sobre as páginas visitadas, onde irão expor suas opiniões.

Logo após os alunos receberão quadrados de papel espelho para confecção a de dobraduras de alguns animais da música (cachorro, gato, girafa, elefante), montando um painel com os mesmos.

Recursos:

* Lápis de cor
* Tesoura
* Cola
* Régua
* Revista
* Papel sulfite
* Papel espelho
* Estêncil
* CD
* Aparelho de som
* Fita de vídeo
* Papel manilha
* Fita adesiva

Avaliação:
Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação, preocupação estética e envolvimento em todas as atividades propostas.

Far-se-á a retomada dos conteúdos conforme as necessidades diagnosticadas.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário